quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Conheça um pouco mais do livro "Honre a si mesmo"

Olá leitores do blog Garota Etc. Hoje irei fazer uma postagem sobre um livro que estou lendo, e já estou nas últimas páginas. Aprendi muito com ele. É um livro de auto-ajuda para você encontrar o equilíbrio e a paz.
O livro foi escrito, pela premiada autora Patricia Spadaro, também é coautora de diversos livros de sucesso sobre desenvolvimento pessoal e e espiritualidade prática. Os seus livros foram traduzidos para mais de 18 idiomas em mais de 25 países. Ela vive com o marido em Bozeman, Montana.


"Honre a si mesmo" é um livro que está me ajudando muito a me encontrar, e me valorizar mais. O livro explica, que há muitas frases e conselhos que ouvimos por aí que está errado e é apenas um mito, como por exemplo aquele clássico conselho que temos que nos doar e nos sacrificar pelas pessoas para recebermos depois, em algum lugar, em algum dia sem que nós sabermos em dobro. Isto está errado, Patricia, a escritora do livro, diz que temos que nos doar a nós mesmos, e nos colocar em primeiro lugar sempre, pois se estivermos mal, sem saúde, sem força, tristes e preocupados, como é que poderemos ajudar ao próximo? No livro ela explica que é necessários nos doar aos outros, mas antes de nos doar, temos que saber os nossos limites e até onde podemos e queremos ir e isso tudo sem sermos egoístas com os outros e sem parecer que não nos importamos com os outros.

Temos que nos honrar, encontrar o equilíbrio e saber o que nós queremos realmente. As vezes, nos sacrificamos muito pelos outros e acabamos nos prejudicando. Sacrificamos nosso emprego, ficamos sem emprego, sacrificamos várias coisas pessoais nossa constantemente sem perceber e involuntariamente, pois sempre estamos preocupados com o que outro vai pensar se dissermos "não". Afinal, quem nunca se sentiu pressionado ao pensar, tentar recusar algo para não perder a amizade ou perder qualquer outro privilégio? Confesso que eu, Mariane, faço isso várias vezes, sempre tento ajudar o máximo as pessoas, acabo me doando demais, e sempre estou com medo de dizer não e depois me sentir culpada caso a pessoa se prejudique por minha culpa, ou eu perca a amizade dela. Mas, o livro me ensinou que não temos que nos sentir culpados. Temos que nos sentir orgulhosos de conseguir finalmente dizer não para uma coisa que está nos atormentando a muito tempo, é como se livrar de um peso enorme e se sentir leve como uma pena.

Outro ensinamento importante do livro é como negar algum julgamento que as pessoas fazem de nós. Como superar as críticas, as ofensas, porque, pelo menos eu, quando recebo alguma critica ou alguma ofensa, xingamento isso me afeta muito, posso parecer não me importar, mas fico o resto do dia me sentindo um lixo e achando que tudo aquilo que ouvi ou li sobre o meu respeito é verdade, e isso acaba comigo, é como se eu quisesse me enfiar em um buraco e ficar lá até o resto da minha vida sem precisar falar e dar explicações para ninguém, e além de tudo isso, acabo ficando de mal humor e atacando todos que vejo pela frente, perco amigos pois eles acabam levando para o lado pessoal, mas não entendem que há algo de errado comigo. O livro "honre a si mesmo" está recheado de exemplos de como superarmos cada coisa que costuma ACABAR com a gente, acabar com o nosso dia... Um exemplo de como superarmos as criticas que está no livro "honre a si mesmo" da escritora Patricia Spadaro, da editora nova era, é este:

"O que as pessoas dizem de você não é verdadeiramente você. Esses rótulos só nos definem se os aceitarmos. Essa questão é sintetizada perfeitamente no provérbio africano: 'O que conta não é o que você diz de mim, mas o que eu respondo'. (...) 
Uma passagem da vida do Buda demonstra com maravilhosa clareza esta questão. Um homem cético ouviu falar do Buda e pensou 'Será que realmente é verdade que ele continua a amar aqueles que o agridem e sempre paga o mal com o bem? Vou lá ver se isso acontece'. Quando chegou ao local onde estava o Buda, o homem foi até ele e começou a agredi-lo verbalmente, emitindo críticas grosseiras e insultos. O Buda ouviu calmamente, e quando o acusador finalmente parou de falar, fez uma simples pergunta:
- Se alguém se recusasse a receber um presente seu, a quem pertenceria o presente?
- Ele pertenceria a quem o ofereceu, a mim. -respondeu o homem
- Meu filho - Disse o Buda - você me atacou, mas eu me recuso a aceitar a agressão e peço que você guarde para si. Ela não vai ser uma fonte de infelicidade para você? Assim como o eco pertence ao som e a sobre pertence à substância, a infelicidade, infalivelmente, vai acometer o agressor.
(...)
Ao ouvir as palavras sábias, o homem verificou como tinha sido tolo e foi embora. Mais tarde, voltou para aprender mais e fazer parte da comunidade do Buda. E então o caluniador, o homem que agrediu verbalmente o Buda, foi transformado pela sabedoria dele e continuou a frequentar e participar da comunidade do Buda, e o sábio, Buda, aceitou o caluniador, com muito amor acolheu ele na comunidade, e não guardou ressentimentos e não levou para o lado pessoal"

É leitores, é um exemplo e tanto, que pode ajudar qualquer tipo de pessoa, seja qual for a idade e país em que ela viver, pode até mesmo ajudar os adolescentes que sofrem bullying. O Buda, ao invés de ficar calado e aceitar os xingamentos, criticas e ofensas do homem, se defendeu de forma correta e bondosa. Ele se defendeu, mas ele não devolveu os insultos ao homem, não xingou ele e não continuou a briga, pois se ele xingasse o homem o conflito iria ficar maior, maior, e cada vez maior. Mas, ao invés disso, Buda se defendeu com amor, e trouxe o homem para fazer parte da comunidade. Além disso ele não guardou ressentimentos e nem rancor do homem.

Bom, é isso. Se quiserem saber mais sobre o livro. É só comprar ele na livraria mais próxima de você. E o preço está super em conta.
Livro: "Honre a si mesmo"
Autora Patricia Spadaro
Editora: Nova Era
ISBN 978-85-7701-371-5
Espero que tenham gostado do post!

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.