sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Texto: Uma imagem fala mais que mil palavras

Hoje, fui fazer uma prova, e o tema da redação da prova era "uma imagem fala mais que mil palavras". E essa foi a única orientação que recebemos, o título. 
Acho extremamente errado, afinal, deveríamos receber instruções mais claras e não apenas o título, sorte que o nosso tema era algo mais abrangente, pois tinha outros temas de outras salas que eram bem mais difíceis de fazer sem instruções básicas como por exemplo o tema "A face de um ideal". Lembando que todos esses temas são de vestibulares anteriores da fuvest. 
E em todo o vestibular, além do tema da redação, os candidatos as vagas, recebem instruções sobre o tema... Enfim.
Através dessa postagem, depois de ter estudado um pouco mais sobre o tema "uma imagem fala mais que mil palavras" vou dar algumas dicas, sobre o que pode ser abordado na redação com este tema. E no final colocarei um texto muito bom, de um candidato que escreveu sobre este respectivo tema. Não sei o nome do candidato, por isso não atribuirei créditos.
-Imagens contribuem com as nossas habilidades cognitivas (aprender, entender e lembrar). A capacidade de entender algo e lembrar todos nós temos, porém, é muito mais fácil de lembrar e compreender quando vemos imagens e associamos o conteúdo a figuras, vídeos, imagens em geral.

-Uma imagem é capaz de entrar na nossa mente e nos oferecer percepções e sensações diferentes, com mais facilidade do que apenas um texto.

-Cada pessoa percebe e entende as coisas de maneiras diferentes, algumas são mais visuais e outras associam melhor quando escutam, e outras lendo.

-A interpretação de uma imagem varia muito, varia de quem a pessoa é, do que ela está vivendo no momento e das experiências de vida dela. As imagens podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

-Cores dos fast food (vermelho e amarela), que estão associadas ao apetite

-Propagandas visuais, comerciais de televisão

-Anúncios de jornais, revistas, imagens, vídeos de anúncios, propagandas que insinuam.

-Pontos de vistas diferenciados

-Televisão X Rádio

-Mídias sociais

-Cérebro humano tem a capacidade de entender com maior facilidade imagens, figuras

-Os símbolos nos fazem ter associação a outras coisas

-O consumo e a indústria tecnológica, alimentícia, musical, cinematográfica, enfim, a maior parte das indústrias é movida a propagandas visuais, comerciais, anúncios em jornais e revistas, e com o avanço da tecnologia, as mídias sociais são bastante úteis para fazer com que o consumidor, telespectador se interesse pelo respectivo produto anunciado.

-Apesar de sempre vermos a frase "não julgue um livro pela capa" ou que aparência não é tudo, infelizmente, a primeira coisa que vemos quando conhecemos alguém é a aparência. A primeira coisa que vemos é sempre a CAPA do livro, é sempre, a imagem daquela pessoa, produto ou etc. 

A seguir uma redação com este tema:


Espero que eu tenha ajudado com essas instruções. Boa redação.

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.