segunda-feira, 29 de junho de 2015

PARE DE FALAR MAL DO BRASIL

Para quem não sabe, eu cheguei aqui no Brasil fazem 16 dias, antes disso eu estava fazendo intercâmbio nos Estados Unidos, mais especificamente, na California em Los Angeles. Fiquei 6 meses longe da minha família, sozinha vivendo em um país desconhecido. Não fiquei sozinha, pois fiz muitos amigos lá, mas fui sem conhecer ninguém.

Comecei a enxergar o mundo e o Brasil de forma diferente. Sempre tive uma opinião sobre o Brasil que é a seguinte, eu amo muito este país e tenho muitas esperanças nele. E essa opinião prevaleceu comigo, mesmo estando em um país economicamente e socialmente melhor. Sim, os Estados Unidos é melhor em questões sociais e econômicas, não vou negar, porém, não significa que eu desprezo o país em que vivo e não enxergo as suas qualidades.

O Brasil pode ter todos os seus problemas, podemos e estamos enfrentando uma crise muito grande, porém, nada nos impede enxergarmos o lado positivo das coisas, e reconhecer que estamos evoluindo sempre, e o Brasil está muito melhor do que ele era há 20 anos atrás por exemplo.

Já passamos por crises bem maiores, inflações, juros que aumentavam todos os dias, e mais de uma vez por dia. Já passamos por uma época triste, de muitas mortes, marcada pela censura, que foi a ditadura, e aqui estamos hoje, 2015, passando por outra crise, porém menor do que as outras que já tivemos.

Sim, temos muitos motivos para nos preocuparmos, mas não temos motivos para cuspirmos no prato que comemos. Los Angeles é um lugar turístico, e famoso, então, a quantidade de brasileiros que tinham lá era absurda, e muitos falavam mal do Brasil constantemente para os americanos e faziam uma propaganda bem maldosa sobre o país em que eles nasceram.

GENTE, QUAL A NECESSIDADE DISSO?

Quando estamos em outro país, cabe a nós fazer uma comparação, e começarmos a perceber as diferenças, sem muito esforço, mas cabe a nós decidir entre falar mal ou destacar os pontos positivos. Nenhum país é perfeito e todos tem seu lado positivo e negativo. Mas, de que lado você está?

O que adianta falar tanto mal do Brasil sabendo que no final das contas é para lá que você vai voltar quando o intercâmbio acabar, é lá que a sua família está, foi l á que você cresceu, e foi lá que seus pais conseguiram o dinheiro para te proporcionar tamanha experiência. Aqui vai alguns pontos positivos que temos que destacar sempre, seja aqui ou em outro lugar, e são esses pontos positivos que me fazem ter esperança em que vamos conseguir sair dessa situação em que estamos, e temos muito potencial para nos tornarmos um país estável economicamente, socialmente e etc.


1- O Brasil saiu do mapa da fome da ONU em 2014, foi algo histórico para o país, uma conquista muito grande. "A FAO considerou dois períodos distintos para analisar a subalimentação no mundo: de 2002 a 2013 e de 1990 a 2014. Segundo os dados analisados, entre 2002 e 2013, caiu em 82% a população de brasileiros em situação de subalimentação." Fonte: MDS.gov
2- Aumento da renda dos mais pobres com o crescimento real de 71,5% do salário mínimo e geração de 21 milhões de empregos;. Fonte: MDS.gov
3- Programa Bolsa Família: atende 14 milhões de famílias; Programa Bolsa Família é exemplo de erradicação de pobreza, afirma relatório da ONU. Fonte: NaçõesUnidas.gov
4- Bolsa família recebe elogios internacionais. Fonte: GenteDeOpinião
5- Em 17 de junho de 2015, foi celebrado a marca de 5 milhões de microempreendedores individuais alcançada no País. Fonte: Abrasel
6- Em 2013 o país reconheceu o direito do casamento aos homossexuais, permitindo que todos os casais homossexuais possam se casar, no Civil, assim como os heteros. Conselho Nacional de Justiça liberou casamento civil no Brasil em 2013. Fonte: G1.globo
7- Lei do feminicídio. Dilma sanciona lei que transforma assassinato de mulheres no âmbito familiar em crime hediondo.“Em briga de marido e mulher, nós achamos que se mete a colher, sim, principalmente se resultar em assassinato. Meter a colher nesse caso não é invadir a privacidade, é garantir padrões morais, éticos e democráticos." Defendeu a presidente. Fonte: Brasil.gov
8- Governo lança Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet - #HumanizaRedes. Fonte: Humaniza Redes
9- Implantação de ciclovias na principal avenida da cidade de São Paulo. Fonte: G1.Globo
10- Ciclovias de Haddad são premiadas nos Estados Unidos. Fonte: Notícias Terra

2 comentários:

  1. Eu fico com um pouco de "nojo" quando começam a falar mal do Brasil perto de mim, quando começam a reclamar. Eu entendo que, o Brasil tem vários pontos negativos, mas parece que a galera só vê isso, sabe?! E só pensa nos outros países, qualquer coisa, eles vem com um "nossa, o Brasil é uma bosta" da vontade de falar "não tá satisfeito? vai embora, pelo amor" é sério.
    Eu quero conhecer vários países, rodar o mundo, ahahaha mas não é por isso que eu vou deixar de gostar mais ou menos daqui, sabe?! Eu fico indignada. O Brasil tem sim seus pontos positivos (que você citou), fora outras coisas, como a natureza, tem estados que olha, sambam com as suas belezas, ahahahah. Enfim. Os brasileiros tem que aproveitar bem mais o Brasil e não sair falando mal, só porque tal pessoa falou ;)
    E parabéns pelo texto, ehehehe ;)

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ESSE TEXTO É MARAAAAA

    ResponderExcluir

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.