domingo, 26 de julho de 2015

Tenho talassemia, posso ser vegetariana?

(Aspargo, alimento ótimo para pessoas anêmicas, contêm muito ácido fólico)

Há 2 semanas atrás resolvi tornar-me vegetariana e passar a não comer mais carne.
É mais fácil do que eu pensava, faz algum tempo que eu queria ser vegetariana, desde que minha irmã se tornou (há pouco mais de 2 anos e meio) e tenho pensado em seguir essa dieta. Mas, eu nunca tive coragem de começar, pois, particularmente, eu amo carne.
E da última vez que eu tentei, no primeiro strogonoff eu desisti. Mas, agora é sério e já estou há 2 semanas sem comer carne, e não há strogonoff no mundo que me faça desistir.
Porém, há um problema, eu tenho uma anemia hereditária e preciso seguir uma alimentação saudável, com muita proteína, e a carne é um dos alimentos mais ricos em proteínas.
Eu fiz uma pesquisa sobre isso, sobre talassemia e vegetarianismo, e obtive vários resultados, li alguns em inglês, e português, a maior parte dos links são bem antigos, de 2006 e 2008, e nenhum deles tem especificamente se eu posso seguir sendo vegetariana ou não.
Então resolvi criar esse post, e postar alguns dos resultados que encontrei (incluindo os em inglês). E embaixo colocarei a minha conclusão.
Primeiramente, talassemia é uma doença do sangue, uma anemia, que tem graus menores e maiores e é hereditária, é também conhecida como a doença do mediterrâneo, e comum entre pessoas descendentes de italianos, asiáticos, africanos e gregos.
O primeiro resultado que encontrei, foi em um fórum, o link é este: Veggie Boards
A tradução: "Eu apenas escutei de meu médico. Eu estava me sentindo um pouco podre e soube que meu cabelo estava caindo muito. Então eu fui pegar o meu exame de sangue. O médico disse que desde que eu tenho talassemia, quando criança, eu não podia deixar de comer alimentos que contém Vitamina B e ferro (eu acho) e contudo, EU TENHO que começar a comer carne"
As respostas para o que essa moça perguntou, foram diversas, desde "troque seu médico" para "procure na internet mais a respeito de talassemia e tente educar você mesmo, se alimentando melhor e do que você precisa" "não acho que você precise comer carne, é só tentar melhorar a alimentação, pois existem muitos outros alimentos com muita proteína que podem substituir a carne da sua alimentação"
Achei alguns outros links, como estes que contém respostas úteis:
"Qualquer pessoa poder seguir a dieta vegetariana?" [LINK]
"Drauzio Varella respondendo sobre anemias" [LINK]
"Talassemia" [LINK]
Bom, depois de tudo isso... Concluo que qualquer pessoa pode tornar-se vegetariana, mesmo tendo anemia, mas é claro que não é tão simples, acho que para tudo que fizermos na nossa vida temos que ter disciplina, e estudar o assunto.
E tornar-se vegetariano, pode ser algo complicado se você não for uma pessoa disciplinada e procurar alimentar-se bem, comendo vegetais, frutas e alimentos ricos em vitaminas e proteínas para substituir a carne.
Confesso que está sendo complicado nesse começo, mas assisti alguns vídeos, pesquisei muito sobre alimentos ricos em proteínas, e acho que posso conseguir seguir essa dieta. E vou atualizando vocês leitores, sobre essa minha nova decisão, por enquanto fazem 2 semanas que estou sem carne, vamos ver se vou conseguir prosseguir.
Postei isso, para tentar esclarecer algumas dúvidas de pessoas como eu que tem anemia, mas também querem tornar-se vegetarianas.

[ATUALIZAÇÃO] - 13 de novembro de 2016

Atualizando o post que escrevi há pouco mais de 1 ano, desde então eu sigo na dieta vegetariana, e nunca apresentei nenhum problema. Fiz exames de sangue rotineiros, e não apresentei nenhuma falta de qualquer tipo de proteína ou problema relacionado a ausência de carne na minha alimentação. Eu não como nenhum tipo de carne, frango e gelatina*("*A gelatina é uma substância translúcida, incolor ou colorida, que se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes."). O único alimento que não deixei de comer é peixe.
Os ovos ainda fazem parte da minha alimentação, assim como o leite e o peixe.
Tenho recebido alguns comentários de pessoas que ficaram interessadas na minha nova alimentação, principalmente pessoas com talassemia. Achei importante atualizar a postagem. 
Já sou vegetariana há 1 ano e 4 meses. Sigo firme. No começo foi difícil me adaptar, voltei a comer carne nas primeiras semanas, e depois comecei a ter mais disciplina, sem recaídas, seguindo um objetivo em prol dos animais e do planeta além de melhorar a minha própria alimentação e saúde, na ausência de carne, passei a me alimentar melhor, procurando comer mais vegetais.

Espero que tenha sido útil. =)


Comentários
3 Comentários

3 3 comentários:

Unknown disse...

Mais alguma notícia?omo se saiu? eu tentei.
mesmo me alimentando bem, fiquei desnutrida e comecei a ter tonturas e fraquezas.

Mariane disse...

Olá, atualizei a postagem com algumas informações desde que tornei-me vegetariana, há 1 ano.

Debora disse...

Olá! Tô na mesma situação: eu tenho talassemia e há 6 anos só como o peixe. No entanto, meu nível de ferro na hemácia está baixo. Você tem alguma dieta prescrita específica?
Ácido fólico eu tomo dia sim, dia não. Prescrição do hematologista já faz um tempo.

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.