domingo, 25 de outubro de 2015

ENEM e os absurdos

Não é mais novidade de que a primeira questão do Enem foi sobre Simone Beavouir, além disso a prova contou com inúmeros textos e questões abordando personalidades famosas e assuntos presentes nos dias atuais como o feminismo, educação entre outros.
Paulo Freire também foi citado entre outros pensadores que deixaram sua marca no mundo.



Acontece que feministas foram atacadas no twitter por usuários que estavam se sentindo ofendidos pela comemoração da Simone ter sido citada na prova, além disso, Simone foi trending topic mundial na rede social (twitter) e pessoas do mundo todo estava se perguntando o motivo. Dear gringos, foi por causa do ENEM.
Enfim... É lamentável a ignorância das pessoas, a simples comemoração por uma questão no ENEM causou tanta euforia que me espanta que estamos em 2015 e não em 1800.
Questões que deveriam ser óbvias são um TABU.

Incrível como dois dias de prova fizeram surgir tantos MEMES e questões que foram levantadas sobre desigualdade e quanto essa prova do ENEM pode ser um tanto INJUSTA com aqueles que não tem condições de ir de carro/táxi e precisam pegar o transporte público LOTADO, precário e IMPREVISÍVEL para chegar até o local da prova.
Se não bastasse tanta humilhação oferecida pelo próprio governo, essas pessoas ainda viraram memes e são expostas na internet sem o seu consentimento, uns ainda vão até o local só para ser plateia do sofrimento e desespero alheio.



Já foi a época que era engraçado rir da desgraça alheia. Exposição ao ridículo é o que essas pessoas passam por terem chegado atrasadas.
Meu objetivo com esse post é fazer você pensar no quão ruim é ser essas pessoas que chegar atrasadas e terão que esperar até ANO QUE VEM para tentar de novo. 
Coloquem-se no lugar dessas pessoas, imagina se fosse o seu rosto sendo compartilhado e viralizado no facebook, twitter e grupos do whats app? É a sua imagem.



E hoje o tema da redação é VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Um tema super atual e válido e que vai fazer muita gente ir bem na redação, principalmente as ativistas feministas, e aqueles que estão por dentro dos assuntos atuais. E é claro vai fazer muita gente ir mal, que sempre ignorou essa questão achando que "não é problema meu".
Minha amiga que foi exposta na internet por um simples tweet, tem um blog que é esse aqui:
Esse é só um exemplo de outras várias pessoas que foram expostas seja por ter chegado atrasada ou por um simples comentário de comemoração ou indignação. Pare de expor as pessoas na internet, principalmente aquelas que você não conhece. Vamos colocar-se no lugar do outro e ter mais compaixão. MAIS AMOR. ESPALHE O AMOR. E se você não concorda com algo, é direito seu, porém se você descorda ARGUMENTE, humilhar e ataque pessoal é mais do que uma prova da ignorância. Menos ignorância e mais COMPAIXÃO.
Boa sorte a todas as pessoas que estão fazendo a prova.
Comentários
0 Comentários

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.