sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Questões sobre Freud e suas teorias

PERGUNTAS SOBRE FREUD E SUAS TEORIAS
 + GABARITO DE RESPOSTAS 
(TODAS AS PERGUNTAS ESTÃO RESPONDIDAS, E ALGUMAS CONTÉM OBSERVAÇÕES)
Estou aprendendo Freud em filosofia, e algo que me ajuda a estudar é pesquisar questões sobre a matéria e ver as respostas, estudo dessa forma, as as vezes, quando tenho sorte, o professor passa a mesma questão na prova. Então para me ajudar e ajudar vocês também quero passar um pouco desse conhecimento para todos os leitores do blog, e para você que também está estudando sobre essa matéria.
Selecionei algumas questões de alguns sites que consultei. As alternativas que estão em NEGRITO são as alternativas CORRETAS. Em algumas das questões eu faço uma observação sobre o porque daquela alternativa estar correta, a observação eu escrevo em VERMELHO e NEGRITO.

1)Por volta de 1920, os conceitos de consciente e inconsciente, de Freud, abrem espaço para três outros conceitos que constituirão o modelo dinâmico da estruturação da personalidade. Os três conceitos a que se refere o texto são
a) oral, anal e fálica.
b) repressão, cisão, projeção.
c) pulsão, libido e sintoma.
d) ego, id, superego ( Resposta certa é D)


2)Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período
a) fálico.
b) oral.
c) anal.
d) de latência.
e) genital.

3)O sujeito do Direito é aquele que age consciente de seus direitos e deveres e que segue leis estabelecidas em um dado ordenamento jurídico. Já, para a Psicanálise, o sujeito está assujeitado às leis 
a) definidas pelos juízes dos Tribunais Superiores.
b) definidas pelos Códigos de Ética Profissionais.
c) regidas pelo ego e superego.
d) regidas pelo Código Internacional das Doenças (CID-10).
e) regidas pelo inconsciente.

4)Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.
A pequena sala de recepção é
a) a representação de um mecanismo de defesa consciente.
b) a consciência
c) a pré-consciência
d) o superego.
e) o ego.

5)Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada
a) instinto sexual.
b) inconsciente.
c) id.
d) energia transpessoal.
e) libido.

6)Para Sigmund Freud, a personalidade forma-se ao redor de três estruturas: o id, o ego e o superego. O id:
a) funciona às vezes pelo princípio do prazer e às vezes pelo princípio de realidade, sendo pré- consciente. (essa questão até poderia estar certa, porém, o ID é INCONSCIENTE e não pré-consciente)
b) controla as atividades de pensamento e raciocínio, sendo parte consciente e parte inconsciente.
c) age consciente, pré-consciente e inconscientemente e é responsável pela consciência dos padrões morais.
d) funciona pelo princípio de realidade e o seu conteúdo pode ser facilmente recuperado.
e) é completamente inconsciente e consiste de desejos e impulsos que buscam expressar-se permanentemente.

7)(PucMinas) Segundo Freud, processo primário, processo secundário, principio da realidade e principio do prazer representam o funcionamento das seguintes partes do aparelho psíquico, respectivamente:
a) o consciente, o inconsciente, o ego e o superego.
b) o insconsciente, o consciente, o o ego e o id. (o processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré-consciente e consciente.)
c) o consciente, o inconsciente, o id e o ego.
d) o incosciente, o consciente, o id e o ego.
e) o consciente, o inconsciente, o ego e o id

8)No conhecido texto O Mal-estar na Civilização (1930 [1929]), Freud identifica três grandes fontes de sofrimento, sendo a principal a relação entre os homens, sobretudo, em face da tendência do sujeito em tomar o seu próximo como objeto a satisfazer a sua agressividade, a explorar sua capacidade de trabalho sem compensação, utilizá-lo sexualmente sem o seu consentimento, apoderar-se de suas posses, humilhá-lo, causarlhe sofrimento, torturá-lo e matá-lo. Tal agressividade é expressão:
a) da pulsão sexual;
b) do recalque originário;
c) da perversão polimorfa;
d) da pulsão de morte; (enquanto a pulsão de morte seria manifestada pela agressividade que poderá estar voltada para si mesmo e para o outro. Também relacionada a compulsão à repetição)
e) do narcisismo

9)“O autor psicanalítico Freud, com a elaboração da teoria topográfica, descreveu a divisão da mente em _____________, _____________ e _____________, assim como o jogo entre as forças opostas do inconsciente (desejos e impulsos) e a parte consciente do indivíduo.” (Cordioli, 2008. p. 152.) Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a) id / ego / superego
b) impulso / pulsão / repressão
c) inconsciente / pré‐consciente / consciente. (Modelo II – Teoria topográfica: consciente, pré-consciente e inconsciente. Daí ele propôs a divisão da mente em três lugares (a palavra “lugar”, em grego, é topos, daí “teoria topográfica”). A esses diferentes lugares ele denominou “consciente, pré-consciente e inconsciente”)
d) resistência / transferência / contratransferência

10)A expressão "ferida narcísica" é utilizada para dar conta dos golpes sofridos na imagem que fazemos de nós mesmos, 3 teorias foram quebradas ao longo dos anos, que são chamadas de "As três feridas narcísicas da humanidade". Entre elas, quais das teorias foi invalidada por Freud?
a) O homem é a evolução do macaco, todos nós seres humanos evoluímos de um primata.
b) A Terra é centro do universo, de acordo com a teoria Heliocêntrica.
c) A consciência é o que controla o ser humano, é o nosso consciente, a razão que determina as nossas ações e escolhas. 
d) Evoluímos de 2 seres humanos que foram enviados por Deus, que a principio seriam imortais, até cometerem um pecado, que os fez ficarem mortais.
e) O planeta Terra é o único país com vida em todo o universo, nós somos a única civilização, possuímos inteligência humana, e grande biodiversidade.
Resposta certa: C (De acordo com Freud as nossas ações, escolhas e todas as atitudes que temos é algo além do nosso consciente, não temos consciência de tudo, e a maior parte das tarefas que realizamos está relacionado há algo do qual não temos consciência, ou seja, a INCONSCIÊNCIA, o inconsciente interfere silenciosamente na nossa vida).

11)Freud acredita que as doenças psíquicas seriam tratadas a partir:
a) da psicanálise, que encontra no ser humano apenas doenças físicas.
b) da psicanálise, que seria a cura pela fala.
c) da psicanálise, que seria a solução dos males do corpo.
d) da psiquiatria, que se manifesta para solucionar os males do espírito.
e) da psiquiatria, que seria a cura pela fala.

12) Conceitos centrais no pensamento freudiano para entender como funciona a psique humana são:
a) imaginação, superação de si e traumas.
b) consciência e traumas reais.
c) consciência e realidade latente.
d) Sonhos, traumas e anomalias.
e) Ego, Id e Super ego.

13)Para Freud, algumas das formas de analisar o inconsciente humano são:
a) traumas e Ego.
b) recalques e anomalias.
c) Sonhos e imaginação.
d) Ego e consciência.
e) atos falhos e sonhos.

14) Freud (1856-1939), médico austríaco, teve como principal novidade a descoberta do inconsciente e a compreensão da natureza sexual da conduta, que foram golpes fortes na noção de liberdade racional da sociedade ocidental. Sobre as teorias de Freud, marque a alternativa incorreta.
a) A teoria de Freud é duramente criticada pelas psicologia de linha naturalista, pois não usa a experiência no sentido tradicional do método científico.
b) Freud trabalha com uma realidade hipotética, considerada inverificável nos moldes tradicionais: o inconsciente.
c) A vida inconsciente, segundo Freud, é apenas a ponta do iceberg, e a montanha submersa é o consciente.
d) A vida consciente, segundo Freud, é apenas a ponta do iceberg, e a montanha submersa é o inconsciente.

15) O sujeito do Direito é aquele que age consciente de seus direitos e deveres e que segue leis estabelecidas em um dado ordenamento jurídico. Já, para a Psicanálise, o sujeito está assujeitado às leis :
a) definidas pelos juízes dos tribunais.
b) definidas pelos códigos jurídicos.
c) regidas pelo ego e superego.
d) regidas pelo inconsciente.
e) regidas pelos direitos humanos.
Comentários
0 Comentários

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.