domingo, 20 de março de 2016

Método de avaliação do vestibular


[ENQUETE ENCERRADA]

Você CONCORDA com o método de AVALIAÇÃO do vestibular?

Mais uma enquete do blog foi encerrada, e como prometemos, toda enquete encerrada é tema do nosso próximo post.
O tema é o sistema de avaliação da prova que decide se você vai entrar ou não na faculdade, uma prova que decide o seu futuro, o temido, VESTIBULAR.
A opção mais votada foi "Não, acho que minha capacidade vai além de uma prova" com 77% dos votos, e em segundo lugar com 11% foi "Não, vestibular só existe ainda, porque é uma grande máfia".



"Quadrilha vendia por cerca de R$90 mil vagas em faculdades de medicina" (fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/quadrilha-vendia-por-cerca-de-r-90-mil-vagas-em-faculdades-de-medicina.html)

Existem vários textos e reportagens como essa, denunciando máfias por trás desse sistema que é o vestibular, que lucra muito dos estudantes brasileiros. 
Apostilas de cursinhos, mensalidade dos cursinhos, taxa de inscrição para a prova... O vestibular arrecada muito dinheiro, e não é todo mundo que entra. Fazer cursinho por mais um ano é a opção de muita gente que ainda tem esperanças em passar naquele curso que tanto sonha e é tão difícil passar, como medicina, que é considerado um dos mais concorridos.
Tem que estudar!

Ao pesquisar alguns textos e notícias para colocar no post, achei uma matéria da revista exame, "não é só passar no vestibular". Na matéria, escrita por Luciana Allan, há uma pesquisa que alunos do ensino médio fizeram com pais, professores, alunos e ex-alunos sobre a opinião deles quanto ao sistema educacional atual e ao vestibular. Os resultados foram diversos e esclarecedores.


Nessa pesquisa, quem fez, respondeu algumas perguntas objetivas, e perguntas dissertativas, eu tive a oportunidade de responder e minha opinião é contra esse sistema, não sou a favor do vestibular, e acredito que uma prova não pode me capacitar e dizer se estou apta ou não para entrar em uma instituição de ensino ou no mercado de trabalho.
Nenhuma prova pode qualificar alguém. Somos seres humanos, e os métodos de avaliação como esses, deveriam ser reinventados, repensados, e melhorados.




Destacamos duas respostas, uma de uma aluna e outra de uma professora, em relação às mudanças no sistema de ensino brasileiro:

“Que eu pudesse ter a liberdade de escolher o que fazer e quando fazer e que eu não fosse pressionada pelo sistema de educação. E que fosse muito mais do que passar em uma prova com o sistema falho (vestibular), que na verdade só existe porque tem uma máfia muito grande por trás disso e que traz muitos lucros para o governo, cursinhos, livros e a taxa de inscrição para fazer essa prova que pode decidir o seu futuro, o que não faz sentido para mim. Uma prova não pode me qualificar como capaz ou não de entrar no mercado de trabalho ou em uma instituição de ensino. Acredito que somos muito mais do que uma prova e a escola precisa parar de nos preparar para uma prova e nos preparar para a vida, ser intelectual, mas não por causa do vestibular e sim ser intelectual e inteligente para sermos capazes de conversar sobre qualquer assunto e sermos pessoas interessantes. Socializarmos melhor e participar da vida política etc.”

Para quem tem interesse em ler mais sobre a pesquisa que foi feita e a matéria completa da revista exame, clique no link, abaixo:

A minha pergunta, pra vocês, leitores que nos seguem, a maioria jovem que se interessa pelo blog, vale a pena se estressar tanto e dar um peso de importância tão grande para uma prova?

Quem mais pressiona vocês? Os seus pais, familiares e seus ciclos de amizade, ou vocês mesmos?
A minha dica é, continuem estudando, continuem aprendendo e lendo, mas nunca deixe de questionar o que está a sua volta, inclusive o vestibular, que parece algo tão normal e que todo mundo já fez e sabe o que é, que podemos ficar acomodados com esse sistema.
Não fique acomodado, lute pelos seus direitos e tente mudar as coisas. Se você não se sente bem com esse sistema falho, reivindique, não se acomode.
Compartilhe com seus amigos esta visão, e fique tranquilo(a), você não está sozinha(o).
Comentários
1 Comentários

1 3 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.