sábado, 26 de março de 2016

Senhorita Julia: Peça


A senhorita Júlia foi escrita por Strindberg no ano 1888, editada e publicada no dia 23 de novembro do mesmo ano; o texto dramático e o prefácio da obra foram modificados para evitar a censura. No dia 14 de março de 1889, em Copenhague, Strindberg estreou A Senhorita Júlia como parte da programação do Teatro Experimental, encarregando-se também da direção.

A peça senhorita Julia já foi representada por Alessandra Negrini.

O autor: August Strindberg

Conta a história de Julia, uma jovem mulher, de uma família aristocrática, que se envolve com Jean, um ambicioso homem e serviçal na casa de Julia. Sedução e paixão são as marcas registradas da protagonista da peça, Julia. Que envolve Jean com seu poder e sedução.
Com o decorrer da história vão surgindo conflitos, diferenças das classes sociais de ambos, conflitos amorosos, o sexo oposto, a moral, e a fragilidade humana.
Noite de São João:
"Julia tem um encontro sexual com seu servo, Jean, noivo de Cristina. Ambos, ao entenderem as consequências de uma possível gravidez, tentam fugir da propriedade antes do Conde retornar. Cristina, porém, proíbe a saída deles e Julia, que não vê outra saída, encorajada por Jean, se suicida."
"Percebemos que a Júlia está atrapalhada pela influencia da sua mãe, deixando-a sem norte enquanto ao seu papel sexual, sem capacidade de se definir como indivíduo numa sociedade na qual parece que todos têm um lugar muito claro. Ela está perdida, sofrendo na sua dor interna, vive sem identidade e parece não entender nem conseguir lidar com a realidade."

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.