quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ensino médio é para os fortes

A minha vida inteira estudei em escola pequena, com uma sala para cada ano, e em cada sala tinha no máximo 20 pessoas, já cheguei a estudar com 10 alunos, 9 alunos. E todos esses 10 alunos continuaram na mesma escola até o ensino médio.
Quantos amigos de infância eu fiz... Crescemos juntos, e agora aqui estou eu, prestes a deixar o ensino médio, no meu último ano e em outra escola. Todos nós nos separamos, seguindo caminhos diferentes. Uns mudaram para escola pública para pagar só o cursinho, outros mudaram para uma escola particular integral, outros começaram a estudar de noite...
Cada um seguindo o seu rumo. Mas, mesmo distantes continuamos nos falando, marcando de se ver e se vendo quando dá.
A questão é que, esses, esses são aqueles que eu guardo e sempre vou guardar e levar comigo para o resto da vida. Estou falando dos novos, daqueles que você conheceu agora na metade do caminho, prestes a deixar o ensino médio.
Escola nunca foi lugar pra fazer amigos, somos tratados como um grupo, como se cada sala fosse um indivíduo diferente, mas a verdade é que em cada sala tem indivíduos. 10 indivíduos ou 30 indivíduos, todos com suas particularidades, com seus sonhos, seus sentimentos, seus problemas, sua família... Mas, isso não é interessante quando só estamos tentando passar no vestibular e entrar no mercado de trabalho.
Somos tratados como um coletivo, como uma máquina, e olha só onde estou, prestes a me formar e sem saber quem sou eu, pois isso eu não aprendi, não está nos livros e nem nas fórmulas que decorei. O que eu quero nunca foi importante. O que eu sinto muito menos.
Isso só atrapalha na hora de tentar fazer algum amigo. Somos amigos por conveniência, porque vamos precisar deles naquele ambiente, para fazer trabalhos, duplas, para não ficarmos sozinhos no meio daquela multidão de gente que não pensa ou que só pensa, que não sente, que está perdido, que está assim como eu, analisando tudo, observando tudo tentando entender os "porquês". Como eu vim parar ali?
Tanto tempo na escola e só agora me dei conta do quão problemático é este ambiente. Aliás, não tenho muito do que reclamar, passei a minha vida inteira em colégio pequeno e o que mais fazíamos lá dentro era amigos, era conversar, debater, nas aulas de filosofia/sociologia, até nas aulas de matemática, adorávamos conversar, todo mundo sabia da vida de todo mundo, a gente se apoiava, era como uma família. Mas, agora que resolvi mudar, porque apesar da amizade, a pressão lá dentro para os estudos era pesada e estava acabando com a minha saúde mental. Sentir-se pressionado não é a melhor maneira de motivar alguém para passar no vestibular, aliás, nem era isso o que eu queria. Eu só tenho um objetivo, e ele é SIMPLES. Ser feliz.
E eu não estava sendo feliz em um ambiente que apesar de familiar estava me sucumbindo, sugando todas as minhas energias e meus interesses pelos estudos. COMO É QUE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PODE ACABAR COM A SUA VONTADE DE ESTUDAR? É o que eu venho me perguntado há anos.
A questão é que, agora me encontro em uma escola GRANDE, e o meu grupo de "amigos" é GRANDE. Nunca foi tão GRADE. E nunca foi tão superficial.
Não é como antes, que a amizade não acabava na saída da escola, era na saída que ela crescia. Agora é como se a amizade florescesse dentro daquele lugar e só ficasse naquele lugar. Talvez seja porque sou "novata". E os grupos estão todos formados. "Quem é essa menina?". Ok, ok.
Sim tenho muitos amigos, conheci muita gente bacana. Mas, e aí? E depois? O depois não existe e nunca existiu, eu sinto isso, eu sinto que só posso contar com aquelas pessoas dentro daquele ambiente, e depois é só uma questão de vai atrás do teu rumo que eu vou atrás do meu. HAHAHAHA. Estou me sentindo sozinha no meio da multidão.
Estou me sentindo sozinha dentro desse mundo que espera de mim tanta coisa e eu só espero ser feliz. Ser feliz nas minhas escolhas, nos meus relacionamentos, na minha família, na minha vida, nos meus estudos. Ser feliz não significa parar de estudar. Ser feliz significa continuar estudando e aprendendo, e eu estou fazendo isso, mas, não com aquela pressão, com aquela energia pesada em cima de você e aquela voz que insistia em me dizer "vai ser reprovada" "seus sonhos não são importantes" "você não vai ser ninguém na vida" "pare de sonhar" "acorda" "vestibular" "cursinho" "apostila" "provas e simulados".
OKAY OKAY OKAY
ACORDEI! Acordei e vi que não vou sentir falta da escola. Que é de longe a melhor época da vida.
Eu vou sentir falta dos meus amigos, da união na hora da prova, vou sentir falta dos professores sensíveis, que não me enxergavam apenas como uma aluna, que me enxergavam como um ser humano, que estavam interessados em saber como eu me sentia e qual era o meu sonho. Vou sentir falta daqueles que não eram apenas professores/coordenadores, vou sentir falta daqueles, que antes de seres professores eram pessoas assim como eu e sabiam reconhecer isso neles e em mim. 
Vou sentir falta disso.
Da escola? Era bom até o fundamental, quando o foco era brincar, desenvolver a coordenação motora, estimular o cérebro a pensar, fazer amigos, atividades extra-curriculares... Era bom nessa época. Onde eu nem sabia o que era vestibular... 
Ir para a escola já foi mais divertido, já me fez feliz. Já foi mais prazeroso. Hoje em dia eu levo como obrigação, estou nas últimas, cansada... 14 anos na escola... Que fase hein!
Estou cansada. Mais um ciclo se fecha, meu coração está apertado, mas não de saudades, é porque eu sempre acho difícil encerrar alguma fase da minha vida, sempre fui apegada a rotina, e agora estou perdida. E para encerrar esse desabafo, esse texto que veio lá do fundo...
Boa sorte pra quem está perdido assim como eu.

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.