sábado, 19 de novembro de 2016

Xenofobia não faz nenhum sentido


XENOFOBIA. Um problema antigo, porém atual.
Xenofobia é uma forma de caracterizar o preconceito, ódio e intolerância aos estrangeiros, ódio a quem não pertence a sua região, quem não nasceu no seu país/cidade/região, quem veio de fora. Normalmente, as pessoas que mais sofrem xenofobia pertencem a regiões pobres, excluídas da área urbana, regiões menos populosas, o motivo muitas vezes é religião, ou condição social.
No Brasil por exemplo, os nordestinos são vítimas frequentes de xenofobia, seja na realidade virtual ou fora dela. Quantas vezes já vimos mensagens do tipo "Vamos separar o Brasil!" "Nordestinos são burros" "O sul e o sudeste são melhores" "O Brasil sem o nordeste seria um país melhor".
Enfim. Um grande absurdo.
Como alguém pode odiar um determinado grupo de pessoas por ter nascido em outro lugar? Simplesmente por ter nascido do outro lado da fronteira, do outro lado do país, do outro lado do mundo... Isso não faz nenhum sentido. As linhas que vemos nos mapas mundi, são imaginárias. IMAGINÁRIAS. Qual o sentido de odiar alguém por uma linha imaginária que separa você, dela?


Nas eleições de 2014, a xenofobia estava presente e forte nas redes sociais pelo resultado, visto que, o nordeste votou em massa na ex-presidente Dilma, a qual era rejeitada em pesquisas eleitorais pelas regiões Sul e Sudeste, foi vítima de manifestações contra o seu governo, e mais tarde sofreu impeachment. Atualmente, o presidente interino é Michel Temer do PMDB.
De 2014 para os dias hoje, 2016, as coisas infelizmente não mudaram tanto em relação ao preconceito e a xenofobia que muito se fala. Donald Trump, foi eleito o mais novo presidente dos Estados Unidos da América, ele, que é famoso por discursos racistas, homofóbicos e xenofóbicos contra a população imigrante, e principalmente os mexicanos, uma de suas promessas da campanha eleitoral foi construir um muro que separa os Estados Unidos do México, além de deportar todos os imigrantes ilegais e dificultar a entrada dos refugiados no país.
Recentemente, uma notícia que está circulando na internet e causando muita polêmica é que uma mexicana que apoiava Trump e sempre ressaltou seu amor pelo político, foi deportada.
É... Cômico se não fosse trágico.
Vamos repensar os nosso valores, e o que julgamos certo ou errado. Afinal, o ser humano é o único animal que paga pra viver na Terra.
Menos barreiras.
MAIS AMOR.
Comentários
0 Comentários

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.