segunda-feira, 19 de junho de 2017

DEMARCAÇÃO JÁ! Pelos direitos indígenas


O QUE É DEMARCAÇÃO DE TERRAS?
Demarcação é determinar limites de um local, terreno, área. Por meio de marcas, estacas, balizas, leis. No site da FUNAI - Fundação Nacional Do Índio eles explicam como funciona o processo de demarcação de terras indígenas: http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-24-53 
O governo federal precisa dar mais visibilidade aos povos indígenas que ainda existem! E tentam sobreviver de maneiras diferentes dependendo das leis e outros recursos, a demarcação é importante para determinar quais são os territórios ocupados pelos índios e sinalizar os limites, assim eles podem ocupar as áreas e preservá-las, já que muitas vem sendo desmatadas e vem acontecendo muitos massacres e incêndios. Crimes ambientais que precisam ser punidos.  


Antes dos portugueses chegarem ao Brasil, nossas terras já eram ocupadas pelos povos indígenas, estima-se que viviam cerca de 5 a 6 milhões de indígenas, mas de 1500 para os dias de hoje, esse número reduziu drasticamente, com o crescimento da população portuguesa, as imigrações, e todo o processo de urbanização do país, evolução tecnológica e outros fatores que implicaram para o número de indígenas ser reduzido dessa forma.
Desde 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, a população indígena sofre com a discriminação e mortes em massa. Não é só a imigração e a evolução tecnológica que contribuiu para a redução da população, mas infelizmente, a violência. Muitos massacres vem acontecendo até os dias de hoje, principalmente na região norte onde se concentra a maior população indígena, e o motivo, a maioria das vezes é invasão do território.
Muitas invasões do território indígena acontece com o objetivo de explorar a área economicamente, o que é um tanto problemático, porque é onde eles moram, e os responsáveis pela invasão nunca tomam uma medida pacífica, e sim, utilizam-se da força e violência para desocupar a área. Assim também, não somente os índios saem prejudicados como a natureza local. Eles acabam desmatando muitas áreas para explorar.
A ganância humana está presente em nossas vidas desde muito tempo.
A população indígena também precisa conviver com alguns religiosos que querem intervir na cultura deles, e converte-los. O que é um desrespeito cultural, visto que, cada um deve fazer o que é melhor para si, respeitar os direitos do outro, e não querer interferir.
O governo deveria criar mais campanhas de conscientização para preservar territórios indígenas, juntamente a eles, a natureza do local. Territórios indígenas são ricos, com uma enorme biodiversidade que deve ser preservada. Muitas das mudanças climáticas, como o aquecimento global, acontece pelo desmatamento de grandes áreas, que prejudica o andamento do ecossistema.

Alguns artistas se reuniram para fazer um vídeo em apoio aos povos indígenas e a demarcação de terras, o vídeo é de 15 minutos, e vale muito a pena assistir esse documentário e entender a questão indígena de maneira mais ampla:
"Demarcação Já!", uma homenagem de mais de 25 artistas aos povos indígenas do Brasil. Pelo direito à terra, pelo direito à vida! #DemarcaçãoJá


Letra: Carlos Rennó
Música: Chico César
Direção: André Vilela D'Elia 
Produção: Cinedelia
Assista também em: cinedelia.com



Artistas:
Ney Matogrosso
Maria Bethânia
Gilberto Gil
Djuena Tikuna
Zeca Pagodinho
Zeca Baleiro
Arnaldo Antunes
Nando Reis
Lenine
Elza Soares
Lirinha - José Paes de Lira
Leticia Sabatella
José Celso Martinez Corrêa
Tetê Espíndola
Edgard Scandurra
Zélia Duncan
Jaques Morelenbaum
Dona Onete
Felipe Cordeiro
Criolo
Marlui Miranda
BaianaSystem
Margareth Menezes
Céu



Com participação de:
Eduardo Viveiros de Castro
André Vallias
Ailton Krenak


Os índios fazem parte do planeta, do país e a população como um todo precisa se conscientizar. Há outras formas de fazer dinheiro, sem explorar o que é do outro.
#DEMARCAÇÃOJÁ

Um comentário:

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.