terça-feira, 31 de julho de 2018

Como é voltar para o lugar onde eu fiz intercâmbio?

Santa Monica Pier, California - JANEIRO/2018
Olá! Meu nome é Mariane e aos 15 anos eu fui morar na California. Morei lá durante 6 meses, na casa de uma família americana, fui para estudar e cursar o segundo ano do ensino médio.
Fui em janeiro/2015 e voltei em junho/2015.
Eu vivi a melhor experiência da minha vida, sempre foi meu sonho viajar para o exterior, foi minha primeira viagem internacional e sozinha. A principio os planos eram ficar pouco tempo, só um curso de inglês, mas eu não sabia falar inglês ainda, e 1 mês não seria o suficiente, ainda mais na California! Vários brasileiros... Enfim.
Mas eu só tinha 15 anos, que tipo de intercâmbio uma menina de 15 anos pode fazer e sem perder a escola? Eu tinha acabado de terminar o primeiro ano do ensino médio... Não queria parar de estudar pra ir viajar e me atrasar depois.
Até que depois de muitas pesquisas, foram mais de 3 anos pesquisando, indo em feiras de intercâmbio, agências, assistindo vídeos no youtube... Enfim. Meus pais me ajudaram bastante, e descobrimos que existe um tipo de intercâmbio onde você vai para os EUA para fazer o ensino médio. O famoso high school. Um sonho, né?!
A maioria dos filmes americanos que eu costumava assistir se passava dentro de uma escola americana durante o ensino médio, High School Musical, Grease, Mean Girls, Confessions of a Teenage Drama Queen, 17 Again... Esses filmes que marcaram a minha infância e adolescência, bem clichês SIMM, mas eu amavaaaaaaa, ainda amo!!!
Enfim, só de imaginar frequentar uma escola americana, fazer parte daquilo, já me animava, ainda mais por ser em Los Angeles, o lugar que eu sempre sonhei em conhecer e que está em todos os filmes também.

O porta retrato que eu e minha host sister demos de presente para a minha host mom enquanto morávamos lá, na foto, estou eu, minha host sister (Antonia) e a minha host mom.
Chegou o dia do embarque... Cheguei lá, conheci minha família, eu estava morando com 6 pessoas e 2 gatos hahaha. Meus pais americanos/host parents, 3 irmãos/host brothers (sendo os mais novos, gêmeos) e uma host sister que também era intercambista, mas da Austria e que dividia o quarto comigo.
Aqui no Brasil eu só morava com 3 pessoas e a minha cachorrinha, enfim... Foi uma experiência totalmente diferente! Aqui em casa somos em 3 mulheres e o meu pai, e lá eram 3 irmãos e o pai. Loucura.
Não era só o idioma ou a cultura diferente, tudo era novidade pra mim, ainda mais que eu nunca tinha saído de São Paulo, nem viajado de avião... A minha host sister falava 3 idiomas, inglês, alemão e português. Ela nasceu na Austria, mas a mãe é brasileira, ela já tinha ido conhecer vários países, inclusive o Brasil. 
Tudo era maravilhoso pra mim, tudo era uma descoberta e eu estava 100% de coração aberto e querendo muito aprender o idioma o mais rápido possível. Eu tive algumas dificuldades, passei por algumas situações desagradáveis, mas que não chegam nem perto das melhores coisas que eu vivi lá, dei muita sorte com a minha família, sempre que eu chegava na escola eu ouvia as piores histórias, muitos amigos trocaram de família e tiveram problemas até que graves em relação a isso.
Eu só tinha que agradecer! Eu estava no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.

Minha mãe e minha irmã em Chicago.
Eu cheguei lá com um inglês mazomenossss... Quando soube que eu ia dividir o quarto com alguém que falava o mesmo idioma, já bateu um desespero... Mas tudo deu certo e meu inglês melhorava a cada dia. Não fiz grandes amizades com brasileiros e isso me ajudou bastante, me aproximei muito dos europeus e americanos, isso facilitou meu aprendizado. Eu tenho esse blog desde 2010 e em 2015 criei um canal no youtube também para contar sobre a minha experiência na California, lá eu postei vários vídeos, o embarque, aeroporto, primeiro dia de aula...
Em 2017, minha irmã mais nova resolveu seguir os meus passos e fazer intercâmbio também! Mas, ela ficou 1 ano e fez o programa sem escolha de região e acabou caindo em Illinois, numa cidadezinha perto de Chicago. A experiência dela foi totalmente diferente da minha, inclusive ela teve que trocar de host family, muita coisa rolou, e a minha família resolveu ir visitá-la, fomos para Chicago no dia 27 de dezembro de 2017 e passamos a virada do ano na California com a minha host family. Foi incrível!
Eu sempre quis que a minha família brasileira conhecesse as pessoas maravilhosas que me hospedaram e eu nunca soube se esse dia um dia chegaria, e ele chegou! Eu nunca tinha passado o ano novo fora do Brasil, e eles comemoram de um jeito muito diferente, ninguém veste branco, e eles esperam dar meia noite em Nova York para desejarem 'feliz ano novo' e logo em seguida já vão pra casa! Eu fiz um vídeo contando:


Eu só posso dizer que é impossível descrever todas as sensações que eu tive ao pisar na California novamente depois de quase 3 anos. Ao reencontrar alguns amigos e a minha família americana, eu tive a certeza de que vivi uma história linda lá, de muito amadurecimento e crescimento pessoal. A California me trouxe muitos presentes e ela é responsável por muitas das minhas conquistas.
Se hoje dou aulas de inglês é porque tive os melhores professores e a melhor oportunidade, realizei um grande sonho.
Todos os lugares que eu visitei novamente, era uma nova lembrança, algo que eu lembrava, uma história, uma sensação boa, uma vontade de ficar, de chorar, eu estava muito emocionada por estar ali com a minha família toda, num lugar tão mágico. Eu sempre ficava me imaginando mostrando a cidade para eles, e quando eu cheguei no Brasil em 2015, eu só sabia dizer "vocês precisam conhecer a California, e aquele lugar que eu fui, e aquela coisa eu fiz, e a minha host family, e aquela pessoa que eu conheci, vcs precisam muito ir lá........." e olha só, como a vida é bela e perfeita dentro das suas imperfeições.
Conheci pessoas que me ajudaram muito, me acolheram, e que mantenho contato até hoje, conheci lugares lindos, viajar é sempre enriquecedor e é um remédio pra alma.
Sei que nem todos terão as mesmas oportunidades que eu tive, mas eu desejo de todo o coração que todos possam viajar, fazer intercâmbio, morar fora e passar por essa experiência! Hoje em dia, existem várias formas de fazer intercâmbio e os preços podem variar.

GRATIDÃO SEMPRE!

obs: Vou fazer um outro post sobre os tipos de intercâmbio, explicando cada um deles e os respectivos preços/agências e + informações.

0 3 comentários:

Postar um comentário

O blog Garota Etc é um blog que produz conteúdos originais de diferentes temas. Espiritualidade, astrologia, viagens e etc.
Aqui você terá acesso a fotos e notícias. Textos sobre a sociedade e o mundo em que vivemos. Criticas sociais e entretenimento.
Acesse o blog e fique por dentro das novidades.
Comente e divirta-se.